cirurgia e autoestima

A cirurgia plástica é um procedimento que interfere diretamente na autoestima do paciente.

A decisão de fazê-la surge de alguma insatisfação que o paciente tem em relação ao seu corpo.

Quando falamos de cirurgias que modificam o contorno do corpo, devemos pensar também em sua manutenção, afinal de contas, o resultado do procedimento não é permanente e, se não houver cuidado no pós-operatório, os contornos corporais podem voltar a causar insatisfação no paciente.

É preciso, antes de tudo, respeitar as orientações do médico em relação ao tempo de repouso pós-operatório, mas não se pode ignorar a necessidade de manter hábitos saudáveis para potencializar e manter os resultados de um procedimento estético. A cirurgia plástica integra um plano de bem-estar, sozinha ela surte efeito, mas ele não é mantido por muito tempo. Seguir uma dieta balanceada, uma rotina de exercícios físicos e cuidados médicos, principalmente com o sistema cardiovascular, é imprescindível para a manutenção dos procedimentos cirúrgicos.

No caso de procedimentos que modificam o contorno do corpo, por exemplo, a abdominoplastia, a ausência da prática de exercícios físicos não significa que não haverá um bom resultado, mas atividades que fortaleçam a musculatura e previnam a flacidez complementam o resultado da cirurgia e ajudam a potencializá-lo e prolongá-lo.

Em cirurgias de colocação de próteses, sejam elas nas mamas ou glúteos, o paciente deve manter um acompanhamento semestral com um cirurgião plástico para verificar a situação das próteses, o surgimento de nódulos ou rupturas e a necessidade de substituição das próteses. É necessário compreender que a cirurgia plástica não é uma fórmula mágica que tornará sua vida mais fácil, ela requer atenção e cuidados específicos. A consulta especializada e uma conversa honesta com o seu cirurgião são imprescindíveis.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Posts Relacionados

PÓS CIRURGIA

Recuperação Pós Cirúrgica – Mini-abdominoplastia

A miniabdominoplastia é uma cirurgia com um nível de complexidade muito menor do que a abdominoplastia normal, mas os cuidados pós-operatórios devem ser tão meticulosos quanto aos de quaisquer outros procedimentos. A incisão para realizar Leia mais…

IMPLANTE MAMÁRIO E PRÓTESE DE MAMA

Mastopexia – Cuidados durante a recuperação

A mastopexia, ou lifting mamário, é uma cirurgia plástica que consiste na remodelação do seio, reposicionando a aréola e o tecido mamário. Ela pode ou não ser associada à colocação de próteses de silicone ou Leia mais…

Lipoaspiração

Lipoaspiração – Acompanhamentos no Pós-Operatório

A lipoaspiração é um procedimento que não deixa cicatrizes grandes e aparentes. Oque pode fazer o paciente acreditar que o período pós-operatório será simples, mas, como em todo procedimento cirúrgico, são necessários cuidados específicos. Nas Leia mais…

%d blogueiros gostam disto: