Uma das questões mais frequentes em consultórios de cirurgiões plásticos é sobre a necessidade de perda de peso para realização do procedimento, seja ele qual for. É importante saber que não há nenhum protocolo firmado a esse respeito, entretanto, existe consenso entre os médicos especialistas de que o peso do paciente deve estar o mais próximo possível do ideal. Os parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde são os obtidos no cálculo do Índice de Massa Corporal, o IMC, que é resultado da divisão do peso do paciente pelo quadrado da altura.

Mesmo se o IMC do paciente não estiver dentro dos padrões ideais, o médico pode optar por realizar a cirurgia. Bem como, mesmo dentro dos padrões, o paciente pode não estar apto a receber uma cirurgia plástica. Isso porque o IMC não considera fatores determinantes como sexo, idade, estrutura corporal e condicionamento físico. O médico levará em conta também a saúde geral do paciente, que poderá ser analisada a partir dos resultados de exames requeridos pelo especialista.

O paciente precisa ter em mente que a alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos são essenciais para obtenção do resultado desejado e manutenção do mesmo. Os resultados de cirurgias plásticas não são permanentes se não tiverem a devida manutenção. A oscilação no peso do paciente pode alterar o resultado dos procedimentos. O paciente que perde peso após a cirurgia pode necessitar de outros procedimentos no futuro para restauração dos resultados. Já o paciente que ganha peso pode ter suas cicatrizes alargadas e notar o aparecimento de estrias.

É importante ressaltar que cada caso possui suas particularidades e que nada substitui a consulta a um especialista.




Categorias: PROCEDIMENTOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Posts Relacionados

AUMENTO DE GLÚTEO

Lipoenxertia no Glúteo – Conheça o Procedimento!

Os glúteos são parte importante do contorno corporal e interferem diretamente na forma como as mulheres enxergam seu corpo. Uma assimetria ou falta de volume nessa região pode afetar a autoestima do paciente e uma Leia mais…

PROCEDIMENTOS

Crises Conjugais e a Cirurgia Plástica

Uma Cirurgia Plástica Pode Salvar Meu Relacionamento? Saiba Por Que Não. Já falamos sobre a relação que a autoimagem tem com o desejo de realizar uma cirurgia plástica. Entretanto, é preciso levar em conta também Leia mais…

PROCEDIMENTOS

Será Que Esta Cirurgia é Mesmo Indicada Pra Você?

Uma das Perguntas Mais Frequentes aos Cirurgiões Plásticos: “Será Que Esta Cirurgia é Mesmo Indicada Pra Mim?” A autoimagem é uma percepção pessoal, raramente baseada em critérios objetivos, que temos de nós mesmos. Ela começa Leia mais…

%d blogueiros gostam disto: